Diferença entre Arquiteto, engenheiro civil e designer de interiores

O que é arquitetura e o que faz o arquiteto? Quais as diferenças deste profissional em relação ao engenheiro e também ao design de interiores? Veja uma comparação dessas profissões.

Arquiteto, engenheiro civil, e designer de interiores, são profissões que diferem entre si, em diversos aspectos, embora o trabalho de um complemente de certa forma o trabalho do outro, especialmente nos projetos de construção de casas e apartamentos destinados à moradia ou escritórios comerciais, por exemplo. Confira a seguir as principais diferenças entre essas carreiras e quais são as suas responsabilidades.

Arquitetura

O arquiteto é o profissional que tem a responsabilidade de cuidar de diversos fatores, como o projeto, a supervisão e a execução de obras de arquitetura. O setor de atuação do arquiteto compreende todas as áreas associadas ao controle e ao desenho do espaço habitado, como o paisagismo, o urbanismo, além das várias formas de design. Vale citar que na maioria dos países do mundo, inclusive no Brasil, a legislação requer que para que um indivíduo possa ser considerado como um arquiteto deve ter o diploma de nível superior. No Brasil este curso é bacharelado em arquitetura e urbanismo.

Engenharia Civil

Engenharia civil é a área da engenharia que projeta e realiza obras diversas como barragens, pontes, viadutos, estradas, além de várias outras obras da Hidráulica Marítima e da engenharia hidráulica fluvial, da mesma maneira como da engenharia sanitária.

Saiba que o engenheiro civil projeta e acompanha todas as fases de uma construção e/ou reformas. O profissional precisa estudar as características dos materiais, a incidência do vento, do solo, destino ou a ocupação e destino da construção. Baseado nesses dados e informações, o profissional cria e desenvolve todo o projeto, especificando e dimensionando as estruturas, assim como os materiais que serão utilizados no projeto. O engenheiro precisa realizar diversas tarefas, como por exemplo, chefiar as equipes, supervisionar os prazos, entre outras.

Design de interiores

Design é uma técnica visual e cenográfica para a decoração e a composição de espaços internos, como os cômodos das casas, escritórios, entre outros. Podemos definir o design como a técnica e a arte de planejar e organizar os espaços, combinando e/ou escolhendo os vários elementos de um espaço. Tudo para que o ambiente fique com um visual agradável e muito bonito e confortável ao mesmo tempo. O profissional tem como tarefa a responsabilidade de harmonizar, em um certo espaço, os acessórios, móveis e objetos, buscando conciliar da melhor forma possível a praticidade, beleza e o completo conforto.

O designer de interiores pode projetar residências, salas comerciais, ou espaços em lugares públicos. Vale citar que o profissional dessa área costuma atuar como um autônomo, mas também pode trabalhar como funcionário de empresas que são especializadas em decoração e design de interiores, ou até mesmo como um consultor em lojas de móveis.

 

Fonte: http://www.casadicas.com.br/curiosidades/diferenca-entre-arquiteto-engenheiro-civil-e-designer-de-interiores/

Lançamento

  • Design em tons pastel

    Tendência em alta, os tons pastel são ótima opção para a composição de ambientes com toque de sutileza. Quem pensa que tais cores estão relegadas aos dormitórios infantis ou às moradas de gente muito romântica se engana. Arquitetos como Maurício Arruda eGuilherme Torres são costumeiros aventureiros deste território “adocicado” – mesmo nos lares masculinos e dos descolados. Peças [...]

Iluminar na Rede

Fale Conosco